[R-br] comando weight lme

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Segunda Outubro 10 22:28:41 BRT 2011

Caros amigos
Estou analisando dados em um modelo misto linear utilizando o pacote nlme
contendo uma matrix de correlação do tipo compSymm e necessito utilizar como
argumento "weights" o* inverso do quadrado do erro padrão* de cada média.
Alguem sabe como faço isto. Sei que o argumento weigue utiliza algus objetos
varfunction mas não compreendo muito bem seus objetos e não sei se algum
deles fazem o que desejo.
Alguém pode me ajudar?

consumo<-lme(Fixed=Y~X, data=stpierre,random=X|Estudo)
consumo<-update(consumo, random=compSymm(~X), Weight=?)

Preciso usar o W2 como peso sendo:

w2 =w1/ w sendo
w1= o inverso do quadrado médio do erro
w= média dos quadrados médios