[R-br] Modelo de Efeitos Mistos: implementação

Rodrigo Fadini rfadini em gmail.com
Segunda Outubro 10 13:12:18 BRT 2011

Prezados membros do R-br

Estou auxiliando um aluno com as análises do seu mestrado, mas não tenho
experiência com os Modelos de Efeitos Mistos.

O aluno tenta avaliar mudanças na biomassa da floresta em função do tipo de
floresta (manejada vs. não manejada) ao longo de 4 anos. Dentro de cada área
(manejada e não manejada) ele possui várias parcelas de 1 hectare
distribuídas sistematicamente, onde ele faz medidas nas mesmas árvores ao
longo dos anos. Em cada parcela, ele divide as árvores em categorias (1-10
cm, 11 a 20 cm, e por aí vai). Eu sugeri a ele utilizar um Modelo Misto, por
conta dessa estrutura hierárquica dos dados (parcelas dentro dos tipos de
floresta) e também por conta das medidas repetidas às mesmas parcelas. O
fato é que estou com problemas na implementação do modelo.

Enfim, alguém poderia nos ajudar?

Att.,

Rodrigo