[R-br] Solução

Daniel Marcelino dmsilv em gmail.com
Sábado Outubro 8 15:36:31 BRT 2011

Pessoal, tô com o seguinte problema:

tenho eleições nos DISTRITO x, y, w, z, e vários eleitores para cada
distrito desses.

Na minha base tenho uma coluna que é o peso de cada voto em relação ao
PARTIDO (A, B, C, D), e outras colunas com as opções de preferência de
voto de cada eleitor: TURN1, TURN2, TURN3 etc.
Eu preciso saber a soma total desse PESO em cada distrito, dividir
isso por dois para obter meu cutting  point. Depois, eu preciso
calcular a soma da variável PESO para cada partido na coluna TURN1, ou
seja, a soma do peso de quem votou para o PARTIDO: A, B, C, D, etc.
Agora vem a parte difícil; eu preciso verificar se algum dos partidos
obteve o valor do cutting point em cada DISTRITO. Se algum deles
conseguiu, o distrito já é salvo no objeto final com a indicação de
quem venceu. Caso nenhum partido tenha alcançado o valor do cutting
point, é preciso eliminar o partido que obteve menos votos e verificar
na segunda coluna TURN2 qual foi a segunda opção de voto do eleitor
que votou no partido que acabo de eliminar; o o valor na linha da
variável PESO do partido que acabo de eliminar é adicionado ao partido
de segunda preferência. Agora, verificamos novamente se algum dos
partidos restantes no distrito obteve o valor do cutting point, se
sim, salvamos ele no objeto final, caso contrário, procedemos da mesma
forma anterior até algum partido obter a maioria dos votos.

Alguém tem algum ideia de como começar um script para rodar isso.