[R-br] Ajuda em desenho de experimentos

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Quinta Outubro 6 17:39:36 BRT 2011

Mestres em R e DOE!

Preciso de uma ajuda para resolver um projeto de pesquisa.

No meu experimento temos 156 níveis (ou tratamentos) que preciso
analisar e só posso pesquisar 6 em cada pessoa entrevistada. Pensei em
trabalhar com um modelo de blocos incompletos balanceados (BIB).

Desta forma seriam necessárias 12.480 entrevistas, pois cada nível seria
avaliado por 80 pessoas, mas eu precisaria agora gerar os blocos para o
experimento. Como posso fazer isto no R?

Uma segunda questão, esta mais difícil na minha opinião, estes 156
níveis são divididas em 3 estratos: A, B e C. Algumas pessoas sugerem
que estas entrevistas teriam de ter blocos do tipo: 2 níveis A, 2 níveis
B e 2 níveis C. Existe algum modelo que permita isto, qual seria? É
possível implementar este plano no R como no caso anterior?

Antecipadamente agradeço

[]s
Tura