[R-br] Carregar pacote automaticamente no Linux (Ubuntu)

Leonard de Assis assis.leonard em gmail.com
Sábado Novembro 19 08:35:58 BRST 2011

Alessandro,

Acredito ser do mesmo jeito.

Lembre que o .RProfile tem que ficar no folder que é o padrão quando
você executa o R (Ou o RGui)
O mesmo vale para o .RData, .RHistory. (recomendo os mesmos links que
postei em um email anterior)

No windows, acredito que o folder padrão seja "c:\\users\\<seu
usuário>\\Documents\\", mas não tenho certeza. Para descobrir isso é fácil:

1. Se executou via linha de comando, o folder padrão é o que você estava
2. Se executou por meio de algum atalho, basta clicar com o botão
direito no atalho que utilizou para acionar o R, escolher propriedades e
olhar o conteúdo do campo "iniciar em"

Existe a alternativa de descobrir por meio do comando "getwd()", mas ele
pode ser contaminado pela presença de algum .RProfile no folder descrito
em meu item 2 que modifique este parâmetro.

Desconheço também se existe configuração por meio de variáveis de
ambiente, pois Windows é meu terceiro S.O. na ordem de preferência para
executar o R ou qualquer outra coisa.

[]s
Leonard de Assis