[R-br] [Dúvida] Pintar polygono de Mapa

Paulo J Ribeiro Jr paulojus em leg.ufpr.br
Quarta Novembro 16 17:50:56 BRST 2011

Rafael

A deia é criar um vetor de cores que quer utilizar da mesma dimansao das
suas unidades e passar isto para o argumento col

Veja um exemplo simplificado usando dados do pacote spdep

require(sp)
require(spdep)
require(classInt)
require(RColorBrewer)

## Carregando os dados (atributos e geometria de polygonos) disponíveis
no pacote spdep
## lendo dados tipo shapefiles
auckland <- readShapePoly(system.file("etc/shapes/auckland.shp",
package="spdep")[1])

## calclando a variável que se quer represetnar pelas cores
tx <- 1000*auckland$M77_85/(9*auckland$Und5_81)

## dividindo dados em classes (usando pacote classInt)
## veja ?classIntervals
(txINT<- classIntervals(tx, n=7))

## criando uma palheta de cores (usando pacote RColorBrewer) de azul
para vermelho
PAL <- c(rev(brewer.pal(3, "Blues")), brewer.pal(4, "Reds"))

## atribuindo as cores adequadas a cada grupo
cols <- findColours(txINT, PAL)
plot(auckland, col=cols)

Em Ter, 2011-11-15 às 15:21 -0300, Pedro Rafael escreveu:
> Pessoal plotei um arquivo shapfile de um mapa do Estado da Paraíba.
> Esse mapa apresente 16 regiões e cada região eu quero pintar com uma
> cor diferente (verde, azul, amarelo), corres não sequenciais. Estou
> conseguindo pintar os poligonos de cada região em separado. Criei uma
> variável no banco de dados (DBF) em que classifico o município enter 1
> a 16.  O comando abaixo eu consigo pintar de vermelho aqueles
> municípios que tem a variável dados_regionais igual à 1 e de azul os
> que tem a variável igual à 2.
>
> plot(mapa, col=ifelse(dados_regionais == 1, "red", "white"), axes =
> [...]

Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR  -  Brasil