[R-br] ks.test ajuda em resultados

julio cesar araujo julio_economia em yahoo.com.br
Quarta Novembro 16 03:27:42 BRST 2011

Kolmogorov - Smirnov test no R,

Pessoal, quero verificar se um conjunto de dados tem distribuição
uniforme (0,1). Daí através da função ks.test, uso, por exemplo, o comando  ks.test(x,
"punif"). Para um conjutno de dados que possuo esse comando apresenta valor abaixo de 0.5 o que significa que meus dados não possuem a distribuição uniforme. Só
que essa mesma função pode ser utilizada para comparar se duas amostras
possuem a mesmadistribuição, por
exemplo ks.test(x, y), daí criei uma variável y, através de um runif
(uma uniforme randomica) e testei com a X e resultado foi aceito (acima de 0.20, no meu caso).
Como isso é possível???? seria x então uniforme ou não, como é possível quando utilizado "punif" dar que não oe quando comparado a uma variável uniforme criada aleatorimente por mim acusar ter a mesma distribuição??

Desde já agradeço e peço desculpas pela "trivialidade" da pergunta.