[R-br] Erro ao importar mapa (Shapefile)

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Quinta Novembro 10 16:07:31 BRST 2011

2011/11/10 Pedro Rafael <pedro.rafael.marinho em gmail.com>:
> Pessoal estou utilizando a biblioteca maptools para importar mapas no
> shapefile e está ocorrendo o erro que segue:
>
> mapa <- readShapePoly("/home/pedro/Documentos/MALHA MUNICIPAL
> (MAPA)/PB.shp")
> Erro em make.names(onames, unique = TRUE) : string multibyte inválida 5
>
> O que pode ser? É algum problema no arquivo DBF? Estou utilizando o Linux e
> a versão 2.14 do R.

Eu consigo abrir arquivos desse tipo no Linux rodando o R em locale
'C', digitando no terminal:

LC_ALL=C R

Com isso, o R é iniciado "sem locale". Para o mapa do Ceará, por
exemplo, o script que uso é o seguinte (você pode abrir no gedit e
copiar e colar os comandos para o R):

# Início
# Este script deve ser executado em locale C
library(descr)
library(maptools)

ce <- readShapePoly("23mu2500gsr")
dados <- attr(ce, "data")
names(dados) <- c("cod.municipio", "uf", "sigla", "nome.munic",
"regiao", "mesorregiao", "nome.meso", "microrregiao", "nome.micro")
dados <- toUTF8(dados, "ISO-8859-1")
attr(ce, "data") <- dados
save(ce, file = "ceara.RData")
# Fim