[R-br] Intervalo de confiança não paramétrico

Fernando Colugnati fernando em ipti.org.br
Segunda Novembro 7 11:23:32 BRST 2011

Meu caro, por favor evite este termo "dados paramétricos" ou "dados não
paramétricos', isso não faz o menor sentido tanto em português quanto na
estatística. Quem é paramétrico ou não é o método, a técnica, não os dados!
Apesar de entender o que vc quer dizer, este termo se propaga
(principalmente entre o pessoal da saúde), e devemos evitar isso.

Quanto à sua pergunta, se quiser se basear na distribuição empírica de uma
mediana ou algum outro percentil, tente por boostrap não paramétrico. Vc
consegue este tipo de intervalo até mesmo para a média. Cabe vc entender
qual a melhor medida resumo para seus dados. Mas pq não paramétrico? Pq
seus dados não seguem uma Normal? Veja se algumas tantas outras
distribuições que temos na nossa caixa de ferramentas não se adequa. Para
elas existem IC´s analíticos ou derivados de métodos numéricos.

Abs,

Em 7 de novembro de 2011 11:16, Edson Lira <edinhoestat em yahoo.com.br>escreveu:

> Bom dia, caro colegas, Intervalo de confiança para dados paramétricos sei
> como se calcula. Mas e se meus dados forem não paramétricos? Como calculo
> os Intervalos? Tem alguma rotina? Essa dúvida me veio porque quando faço
> fisher.test para tabelas dois por dois, me da o intervalo para o odds e
> para média, como faço? Ou não é possível?
>
> Edson Lira
> Estatístico
> Manaus-Amazonas

Fernando A.B. Colugnati
Pesquisador Associado

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação - IPTI
Tel. 55 11 8704-9812
www.ipti.org.br
fernando em ipti.org.br