[R-br] Ajuda com argumento panel em um gráfico com a função xyplot{lattice}.

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Domingo Novembro 6 20:08:21 BRST 2011

Ola galera.
Estou aqui sofrendo com o xyplot().
Eu estou tentando fazer um gráfico a partir de 3 variáveis, 2
categóricas e uma numérica.
Gostaria de um xyplot que aparecesse tanto as "bolinhas" que são meus
dados como um risco com a média para cada grupo de amostras.
Segue um exemplo que é exatamente o que quero fazer, mas usando o
xyplot para partir ele em 2 gráficos uma para cada grupo.
Acredito que tenho que usar o argumento panel, nossa mas não entendo
muito bem a logica de como funciona para fazer funções pra usar no
panel, e as que tem não consegui que fizessem o que quero.
Se alguém puder dar uma mãozinha.

#Começa aqui o exemplo
#Abrindo um exemplo
require(lattice)
demo4<-read.csv("http://www.ats.ucla.edu/stat/data/demo4.csv")
Convertendo Variaveis em Tempo
demo4 <- within(demo4, {
  group <- factor(group)
  time <- factor(time)
  id <- factor(id)
})
par(cex = 1)

# Gráfico
with(demo4, interaction.plot(time, group, pulse,
  ylim = c(0, 60), lty = c(1, 12), lwd = 3,
  ylab = "mean of pulse", xlab = "time", trace.label = "group"))
points(as.numeric(demo4$time),demo4$pulse,pch=rep(c(1,16),each=12))

# Gráfico com xyplot
xyplot(pulse~time|group,data=demo4,layout=c(2,1),pch=16,col="black",cex=1.3)
#Então aqui que eu gostaria so de uma linha ligando as medias pra cada
nível do tempo no dois níveis do group
#Usei alguns dos panel pronto e tentei fazer um mas não deu muito certo

Bem é isso, agradeço a atenção desde ja :)

--
Grato
Augusto C. A. Ribas

Site Pessoal: http://augustoribas.heliohost.org