[R-br] [Dúvida] Programar no R com Emacs ou Vi

Daniel C Bezerra danielcbezerra em gmail.com
Domingo Novembro 6 10:34:17 BRST 2011

É claro que isto é sempre um pouco pessoal, mas para mim a seleção de
colunas ajuda muito.

O emacs não é o único editor de textos que faz isso, sendo o kate uma
alternativa mais fácil se vc usa linux. No Windows, ainda acho que o Tinn-R
é editor mais leve e completo de todos. Não sei nada sobre Vi.

A facilidade do emacs (e ess) realmente não está somente nisso. De fato,
ele permite fazer tantas coisas que poderia ser até comparado a um sistema
operacional por si só. Mas vc não precisa aprender tudo isso para usá-lo
apenas com o R. Deixe isso para depois.

Uma das vantagens que eu noto na interação com o R é que o sistema de ajuda
fica dentro do próprio emacs, de maneira que ao começar a escrever uma
função ele te dá sugestões de como completá-la. Para vc ver todos os
atalhos disponíveis para interação com o R basta clicar no menu ESS ao
iniciar o emacs neste modo.

Quanto ao modo de colunas, vou dar um exemplo de uma funcionalidade já
deixando registrado os atalhos mais usados para vc testar. Na linguagem do
emacs (Ctrl equlvale a 'C' e 'Alt' da esquerda a 'M' ou meta).

Inicie o emacs abrindo um arquivo com extensão .R no seu computador. Assim,
vc já terá ativado o ess e estará pronto para interagir com o R. Selecione
o modo CUA em 'Options' e depois clique em 'Options'>'Save Options' para
não ter que fazer isto todas as vezes.

Use M-x R para iniciar o R. Um 'buffer' do R será iniciado logo abaixo.
Para alternar este estes use 'C-o' (o para other buffer). Rode um modelo ou
análise qualquer no seu script. Ao final, use C-c C-c. Isto vai rodar todo
o parágrafo de texto onde estiver o seu cursor. Assim, para separar
comandos basta deixar uma linha de espaço.

Ao rodar a função se vc não quiser ficar alternando para a o buffer de
output do R é possível movê-la com M-PgUp ou ou M-PgDown.

Se vc for para o buffer do R, vai notar que esta é editável como qualquer
texto o que torna muito mais fácil para descrever suas análises. Selecione
os resultados que te interessam clique em C-c para copiá-los, volte para o
buffer do script e cole com C-v. Como vc deve concordar é muito ruim deixar
um resultado embebido a um script. Do mesmo modo é um saco ter que colocar
um '#' em cada linha para aquilo ficar como comentário. Então vc pode
clicar em C-Enter, iniciando o modo de edição de colunas, descer com o
cursor em todas as linhas da descrição do output que te interessa e clicar
na '#' apenas uma vez. Para mim isto facilita enormemente rever todas as
análises que eu fiz.

Os outros dois comandos que são bons para aprender no começo são M-#
(substituir um texto em uma região selecionada) e C-g (cancelar qualquer
outro comando que vc tenha iniciado).

Depois que vc estiver usando o emacs por mais tempo que eu sugiro passear
por todas as suas outras funcionalidades como uso do Latex, corretor
ortográfico, interação com várias outras linguagens de programação e por ai
vai.

Abs,