[R-br] Script para atualização de versão

Leonard de Assis assis.leonard em gmail.com
Quarta Novembro 2 14:26:48 BRST 2011

Márcio, boa tarde.

apenas completando sua informação.

Eu costumava usar este método que você descreveu, principalmente no mac,
funciona bem, mas dependendo de como é a relação de dependência entre os
pacotes, pode gerar alguns transtornos tipo tentar instalar algo direto
dos fontes sem ter instalado as dependências, Benilton certa vez fez
alerta parecido quando questionei na lista do yahoo acho que a uns 2 ou
3 anos, sinceramente não sei se é válido ou não.

Para o windows (acredito que funcione nos outros também),  você pode
simplesmente copiar a pasta com as libraries para o local da nova
versão, entrar no R novo e rodar:

 |update.packages(checkBuilt=TRUE, ask=FALSE)|

Isso está no FAQ (Windows) no CRAN, mas, para este S.O. especificamente,
existe um passo adicional para quem utiliza um rblas.dll customizado:
seria copiar o DLL novamente para o local onde ficam os binários.

No linux, eu mexo o mínimo possível com a versão do R, pois acostumei a
utilizar compilado direto dos fontes, só agora que possuo uma máquina
100% linux em casa à minha disposição que passei a utilizar com maior
frequência, inclusive estou atrás de dicas de como utilizar R em
conjunto com o plugin StatET para eclipse. vi demonstração do mesmo em
um vídeo no youtube postado semana passada e o achei bastante
interessante no linux.

[]s
Leonard de Assis