[R-br] teste de Homogeneidade e Normalidade

Eduardo Vargas duvargas em gmail.com
Terça Maio 31 23:34:58 BRT 2011

Walmes,obrigado pela sua resposta,foi bastante pertinente,e acho que para eu
fazer esse modelo linear generalizado é bastante complexo.Acho que meu
experimento é bastante simples,fiz um experimento com 11 tratamentos + 0  o
controle,com 25 sementes cada com 4  repetições.Quero comparar as médias dos
tratamentos com a média do controle,Acredito eu,usando Dunnet.Meu orientador
pediu que eu fizesse esse teste de normalidade(Shapiro-wilk) e homogeneidade
de variâncias(bartlett).As transformações,que acho serem necessarias,eu
andei olhando nos artigos que usei como referencia e todos fizeram as
transformações.Mais uma vez obrigado pela ajuda,estou meio perdido.

José Eduardo Vargas Lopes de Aráujo
Engenheiro Agrônomo
Contato:(38)8811-6985
duvargas em gmail.com