[R-br] Ajuda em modelo misto

Fabio Mathias Corrêa fabio.ufla em yahoo.com.br
Sábado Maio 28 09:53:38 BRT 2011

Emmanuel,

A variância residual para cada ambiente, vc terá somente se realizar uma análise para cada ambiente separadamente.

No seu caso, o usual a se fazer é:

Realizar uma análise para cada ambiente, depois realizar a análise conjunta dos ambientes.

Desta forma forma vc tem a variância ambiental total e a variância de cada ambiente.

Tem outra coisa, o seu modelo esta errado.

O certo seria:

Ambiente/Bloco = Bloco dentro de Ambiente. (Wilkinson & Rogers, 1973)

A notação Bloco/Ambiente, é utilizada pelo Satanic Analysis System.

Vc está dizendo ao R que realize a análise de Ambientes dentro de blocos, o que não tem sentido.

Valeu!!!

        Fábio Mathias Corrêa

   Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET

Campus Soane Nazaré de Andrade, km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia

Tel.: 73-3680-5076