[R-br] ajuda teste hipótese duas variáveis

carla eloize carducci elocarducci em hotmail.com
Terça Maio 24 10:47:48 BRT 2011

OI PESSOAL
sou uma aprendiz  bem iniciante do  R, preciso de ajuda com um teste de hipótese, alguém pode me ajudar?
bom, é o seguinte: tenho um conj de dados com duas variáveis, quero fazer um t.test para verificar se as médias dos salarios (variável numerica)
de funcionários com diferente grau de instrução (2ºgrau e superior, variável categorica) são diferentes ou não.
tentei fazer o seguinte: meu arquivo é da apostila do prof. justiniano o velho arquivo 'milsa'.(bem de iniciante)
# teste de hipótese: H0:salario 2grau = superior# formulei essa hipotese
#                    H1:salario 2grau diferente superior

milsa$instrucao <- factor(milsa$instrucao, label = c("2oGrau", "Superior"), lev = 1:2, ord = T)
var.test(milsa$salario~milsa$instrucao)
alpha <- 0.05 # especifica valor da signific^ancia
if (var.test$p.value > alpha)
diff.test <- t.test(milsa$salario ~ milsa$instrucao,alternative = "two.sided", var.equal = TRUE, conf.level = 1-alpha) else
diff.test <- t.test(milsa$salario ~ milsa$instrucao, alternative = "two.sided", var.equal = FALSE,conf.level = 1-alpha)
diff.test
não deu certo, o que estou esquecendo? não acho o erro.

muito obrigada...

Atenciosamente,

Carla Eloize Carducci
Engº Agronoma (UFGD)