[R-br] Conflito de resultados + plotagem

Fernando Mayer fernandomayer em gmail.com
Quinta Maio 19 03:10:11 BRT 2011

Rodrigo,

o excel é um programa de tabulação e visualização de dados, não um
pacote estatístico. Eu não confiaria nos resultados de um software que
não tem o propósito de análise estatística. Existe uma série de
problemas com resultados numéricos no excel, sugiro que vc de uma
olhada em

http://www.burns-stat.com/pages/Tutor/spreadsheet_addiction.html

principalmente na seção "Specific Problems with Excel". Além de tudo
isso, ele ainda é um programa de código fechado, ou seja, mesmo que vc
quisesse, não poderia olhar os cálculos que ele está fazendo - o que é
o oposto do R.

Para plotar a curva dos valores preditos sobreposta aos seus dados,
use a função predict() e veja o exemplo que tem em

?predict.nls

Usando os seus objetos, ficaria algo como:

plot(y ~ x, data = ds)
xx <- seq(min(ds$x), max(ds$x), length = 100) # quantos pontos forem necessarios
lines(xx, predict(m, newdata = list(x = xx, y = ds$y)))

[]s,

---
Fernando Mayer
e-mail: fernandomayer [@] gmail.com