[R-br] Res: SensoMineR

isabel de sousa Amorim isabelsousaamorim em yahoo.com.br
Quarta Maio 18 08:56:52 BRT 2011

Bom dia João,

eu já trabalhei com o pacote SensoMineR para análise sensorial e gostei.
Tem um outro pacote chamado SensR que também é muito bom.
Na descrição do SensoMineR tem-se:
an R package for analysing sensory data;
enquanto que na descrição SensR tem-se:
Provides methods for sensory discrimination methods;
duotrio, triangle, 2-AFC, 3-AFC, A-not A, same-different and
2-AC. This enables the calculation of d-primes, standard errors
of d-primes, sample size and power computations, and
comparisons of different d-primes. Methods for profile
likelihood confidence intervals and plotting are included.

Portanto são dois pacotes diferentes e ambos úteis para quem trabalha com
análise sensorial.

Não sei  com o que você trabalha em análise sensorial, mas para treinamento de
painel eu sugiro o uso do
PanelCheck. Um software livre que trata-se de uma interface do R e plota vários
gráficos que

auxiliam na identificação dos provadores que precisam ser retreinados para  cada
atributo em estudo.
Vale a pena conferir: www.panelcheck.com.

Abraço
Isabel Amorim