[R-br] Modelo de efeito misto com correlacao AR1

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Quinta Maio 5 10:40:42 BRT 2011


Tura,

Em síntese é o seguinte: Quando trata um efeito como aleatório, ou se ele tem esse perfil, quer dizer que o grupo que foi tratado como aleatório tem uma distribuição de probabilidade além do erro é claro. Isso é perfeito, pois agora podemos extrapolar nossa inferência para uma população, ao contrário de quando tratamos um grupo como efeito fixo, em que podemos somente fazer inferências para aquele grupo de observações por meio de comparações de médias. Suponhamos um exemplo bem esdrúxulo, que você avaliou o índice de infecção hospitalar por um novo vírus mortal chamado SAS em dez hospitais públicos. Se hospitais for tratado como efeito fixo, a sua inferência será restrita apenas ao grupo de hospitais em estudo. Se for tratado como aleatório, a inferência pode ser extrapolada para todos os hospitais daquela região, estado ou país. Os componentes da variância nada mais é do que a Esperança do Quadrado Médio
 daquela fonte de variação. Por exemplo, o componente da variância do erro é: E(QMerro) = sigma² erro, pois ele é aleatório. A componente da variância de hospital caso ele seja fixo, e supondo um delineamento simples é: E(QMhospital) = repetição Somatório (hospital)² + sigma² erro. Se ele for aleatório, o grupo passa a ter uma variância inerente a ela. E(QMhospital) = repetição sigma² hospital + sigma²erro. É claro que tudo isso irá depender do seu objetivo. Pode ser que o seu interesse não esteja no efeito aleatório.

Para maiores detalhes veja: "Applied Mixed Models in Medicine". Helen Brown e Robin Prescott. Caso não tenha o livro me avise que eu lhe envio.

Abraço.

Allaman
(S,f,P)
 
M.Sc Ivan Bezerra Allaman 
Zootecnista
Doutorando em Produção Animal/Aquicultura - UFLA 
email e msn - ivanalaman em yahoo.com.br 
Tel: (35)3826-6608/9900-2924
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20110505/2f70e192/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão R-br