[R-br] Testar ângulos de componentes principais

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Quinta Março 31 15:27:57 BRT 2011

Boa tarde senhores!

Mais uma vez venho recorrer ao auxílio dos senhores. Estou querendo testar se o
ângulo entre componentes principais de 3 populações são iguais a zero.
Suponhamos 3 populações: POP1, POP2 e POP3. Para cada população eu calculei um
componente principal (PC). O interesse é se avaliar se um determinado estudo
pode ser feito utilizando um único componente principal, considerando os dados
agrupados, ou se é necessário fazer o estudo em separado para cada população.
Segundo o material que estou seguindo, o autor calculou o ângulo entre cada
componente principal de cada população e testou se estes são iguais a zero por
meio do procedimento bootstrap. Chamando de @ o ângulo entre dois componentes
principais, a hipótese de nulidade é:

H0: @(POP1,POP2) = @(POP1,POP3) = @(POP2,POP3) = 0

Segundo o autor, o uso do procedimento bootstrap é direto. Nas suas palavras:
"The bootstrap test procedure is straightforward: use the data to generate a
modified data set that conforms to the null hypothesis, then repeatedly draw
bootstrap samples and compute the test statistic, and finally compare the
empirical distribution of the test statistic to the value calculated for the
original data (Efron and
Tibshirani, 1993)."

É a primeira vez que utilizo o procedimento bootstrap, e estou tendo
dificuldades de digerir o procedimento descrito pelo autor acima. Já li o livro
do Efron (o tópico teste de hipóteses), mas não consigo entender como o
procedimento consegue testar a hípotese de nulidade.

Se for possível me darem uma luz eu agradeço.

Abraços.

Allaman
(S,f,P)

M.Sc Ivan Bezerra Allaman
Zootecnista
Doutorando em Produção Animal/Aquicultura - UFLA
email e msn - ivanalaman em yahoo.com.br
Tel: (35)3826-6608/9900-2924