[R-br] Onde estão os autovalores do método "princomp"?

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Quarta Março 30 17:13:47 BRT 2011

Boa tarde senhores!

Estou treinando uma análise multivariada com fins alométricos utilizando uma
base de dados proveniente de um material (Multivariate allometry), e estou tendo
dificuldades de encontrar alguns valores utilizando a função princomp. Antes que
alguém questione ou recomende a utilização da função prcomp, estou usando a
função princomp, porque ela calcula os componentes principais baseada na matrix
de covariancia, que é obrigatório nos casos de estudos de crescimento
alométricos. Pois bem, as dúvidas são as seguintes:

1) Não consegui achar nenhum comando para encontrar os valores absolutos dos
autovalores. O summary no caso, só me retorna a proporção explicada por cada
autovalor. Alguém sabe se é possível utilizando esta  função ?(princomp).
2) Como é calculado os desvios padrões de cada componente ou autovetor? Já
consultei o livro do Venables, e lá não tem nada a respeito. O livro do Mardia
eu não tenho para fazer o estudo. Se alguém tiver este livro, talvez eu possa
saber como foi feito estes cálculos. A referência é: Mardia, K. V., J. T. Kent
and J. M. Bibby (1979). Multivariate Analysis, London: Academic Press.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Allaman
(S,f,P)

M.Sc Ivan Bezerra Allaman
Zootecnista
Doutorando em Produção Animal/Aquicultura - UFLA
email e msn - ivanalaman em yahoo.com.br
Tel: (35)3826-6608/9900-2924