[R-br] Blocos incompletos no R

Julia Maria juliam_est em yahoo.com.br
Sábado Março 26 17:34:08 BRT 2011

Walmes,

O experimento da tese que tem os dados, é um pouco
diferente do experimento que eu citei na mensagem acima. O autor
utilizou aquele experimento acima como idéia pra obter o modelo, as
equações normais, etc. O que ele analisou e tem resposta na tese é o
seguinte:
V=6 tratamentos principais (Dietas)
k=4 tratamentos por bloco
r=10 repetições por tratamento
a=15 blocos
lambda=6 ocorrencias de uma mesmo par de tratamentos
u=3 tratamentos secundários, que são idades.

Entao
 ele constrou o bloco incompleto utilizando os 6 tratamentos principais
(utilizando somente 4 deles em cada bloco) e os tratamentos secundários
aleatorizados dentro dos principais normalmente.

O autor não
apresenta as médias ajustadas, somente os efeitos ajustados dos
tratamentos, que eu coloquei na sheet 2 conjuntamente com a analise de
 variancia. Pensei em calcular eu mesma, apenas somando os efeitos à
média geral, mas para esse caso não sei se seria correto somar tanto
para os efeitos principais quanto os secundários.

De toda a
forma, segue anexo os dados. Muito obrigada pela ajuda, eu gostaria
muito de entender e aprender a fazer uma análise assim no R.