[R-br] Blocos incompletos no R

Julia Maria juliam_est em yahoo.com.br
Sexta Março 25 11:04:59 BRT 2011

O experimento é em parcela subdividida com tratamentos principais dispostos em blocos incompletos balanceados. (Tese Iemma)

Ele se dispõe da seguinte forma:
V tratamentos principais dispostos em A blocos incompletos balanceados, com R repetições para cada tratamento principal, K tratamentos principais por bloco e U tratamentos secundários.

Assim no experimento eu teria:
V=4 tratamentos principais no experimento todo;
K=2 tratamentos principais por bloco;
R=3 repetições para cada tratamento principal;
A=6 blocos;
U=5 tratamentos secundários no ensaio.

Assim, na primeira repetição do experimento eu teria somente 2 tratamentos primarios ao invés dos 4 (o que esta caracterizando o BIB) e dentro de cada tratamento primario, tenho os 5 secundários. Na segunda repetição, eu teria outro par de tratamento primario e dentro deles os 5 secndarios.

Estou enviando uma figura com um tipo de croqui, do jeito que se encontra na tese.