[R-br] Dúvida no rotina rcorr no pacote Hmisc

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Março 24 11:54:28 BRT 2011

Edson,

Acho que depende da forma como você fornece os dados. Eu fiz assim

x <- matrix(rnorm(1000), ncol=5)
x <- as.data.frame(x)
str(x)
rcorr(as.matrix(x))

E tive o nome nas colunas. O cbind() que você usa não preserva os nomes,
veja os dois casos abaixo

rcorr(cbind(x$V1,x$V2))
rcorr(cbind(V1=x$V1, V2=x$V2))

Além disso você pode mudar o nome das colunas/linhas de uma matriz com
col/rownames().

À disposição.
Walmes.

Em 24 de março de 2011 11:40, Edson Lira <edinhoestat em yahoo.com.br>escreveu:

> Como faço para colocar os nomes das variáveis na rotina abaixo.
>

> Faço a rotina para qa correlação:
>
> require(Hmisc)
>
> rcorr(cbind(corre$prevalência,corre$precipitação,corre$temp_max,
>
> + corre$temp_min)
>
> + ,type=c("pearson"))
>

> Esta saída é gerada. Como faço para colocar os nomes da variável.
>

>       [,1]  [,2]  [,3]  [,4]
>
> [1,]  1.00 -0.04 -0.15 -0.28
>
> [2,] -0.04  1.00 -0.80 -0.41
>
> [3,] -0.15 -0.80  1.00  0.67
>
> [4,] -0.28 -0.41  0.67  1.00
>

> n= 63

> [...]

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573                    VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br                      twitter: @walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes    linux user number: 531218