[R-br] [OFF_TOPIC] - Renomear arquivos linux

Eder David Borges da Silva eder em leg.ufpr.br
Terça Março 22 15:45:31 BRT 2011

Pessoal, sei que não é duvida R, mas creio que vcs podem me ajudar.
em uma pastas tenho uma sequencia de arquivos (a.nc ,b.nc,...,z.nc)
 não necessariamente em ordem alfabetica.
se fosse para mudar *.nc para *.nc1 isso funcionaria.
rename 's/\.nc/\.nc1/' *.nc
só que querro algo mais, querro que fique aB.nc, bB.nc, ...xB.nc, ou seja
antes do ponto da extensão do arquivo querro por um "B" por exemplo.
Alguma dica?
Atenciosamente

-----