[R-br] Dendrograma com UPGMA e Mahalanobis

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Sexta Junho 24 16:13:50 BRT 2011

Boa tarde Hugo!

Ainda não estou conseguindo ler o seu arquivo. O que pode ser trivial para vc, para nós que estamos querendo ajudar as vezes não é. Por exemplo, salvei o seu arquivo com o nome de "clipboard", e mesmo assim a leitura do arquivo não sai. É preciso que vc passe detalhadamente o CMR, desde a leitura dos dados até a execução dos comandos. Não seria necessário primeiro um read.csv, read.table, ...., etc para ler o arquivo? Percebe-se que o seu CMR ainda está incompleto, pois "clone" em nenhum momento é requisitado pelas funções. Eu tenho um pouco de experiência com a "graphics", por isso é provável que eu possa ajudá-lo. Se vc quer utilizar  a distância de Mahalanobis, procure por pacotes que tenham esta metodologia, pois ser digitar ?dist verás que não tem a metodologia de Mahalanobis. Instale a library "sos" para procurar por pacotes que tenha tal metodologia.

install.packages("sos")
library(sos)
???"Mahalanobis distance"

Abraço.

Allaman
(S,f,P)

M.Sc Ivan Bezerra Allaman
Zootecnista
Doutorando em Produção Animal/Aquicultura - UFLA
email e msn - ivanalaman em yahoo.com.br
Tel: (35)3826-6608/9900-2924