[R-br] Gaussian Model (GEO)

Daniel Dantas daniel.dantas em hotmail.com
Quinta Junho 16 23:36:55 BRT 2011

Olá a cada integrante do R-br,
Há vários dias acompanho as produtivas dúvidas do pessoal aqui do R-br porém não consigo contribuir pois meu conhecimento sobre R é muito pequeno. Gosto de ficar lendo e tentando aprender. Hoje chegou a minha vez de pedir a ajuda de vocês, professores e alunos, que disponibilizam tempo respondendo as perguntas de ingressantes no R como eu.
Quero fazer um processo de estimação baseado na Verossimilhança para o Gaussian Model with a linear specification for the spatial trend. Emprestei hoje da biblioteca um excelente livro de Peter J. Diggle e do nosso professor Paulo Justiano Ribeiro Jr, Model-based Geostatistics, que explica como estimar usando o R, porém este livro só encontrei em inglês e como é um assunto totalmente novo para mim e minha habilidades com o R e com o inglês não são as melhores, estou com muitas dificuldades em entender.
Já fiz estimação baseado na Verossimilhança para a função Gama e Normal (com 2 parâmetros desconhecidos) seguindo um modelo do professor Wagner H. Bonat e agora fazer uma estimação para um modelo com 4 parâmetros desconhecidos é um grande desafio que estou enfrentando.
Se ao menos alguém pudesse me explicar como eu posso simular uma amostra para esse modelo (usando o R), o espaço paramétrico de cada parâmetro desse modelo, e até mesmo algum artigo onde foi usado esse modelo (para eu ter uma noção melhor de como ele é aplicado) me ajudaria bastante.
Quando eu digito no google Gaussian Model, minha tela é bombardeada de distribuições normais que estamos acostumados a ver e nada encontro para o modelo geoestatístico.
Obrigado pela atenção de cada um de vocês,
Daniel