[R-br] Estatística circular

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quinta Junho 16 09:12:33 BRT 2011

Diogo
depende de qual variavel...
o dado que qual o mes pode ser circular mas o dado que voce coleta a cada
mes (a contagem) nao.

de toda forma é bom ver se o que voce esta chamando de dados circulares
(a terminologia nao é proprietaria...)
está de acordo com a definicao de dados circulares usada nos pacotes.
É para este fato que estamos chamando a atencao.

o que voce tem é um esquema periodico de coleta de dados de contagem
Por exemplo se numerar uma variavel "mes" de 1 a 12 vai fazer marco ficar
"ao lado"de fevereiro para qq ano