[R-br] Problema com o pacote gamlss

Alexandre dos Santos alexandresantosbr em yahoo.com.br
Quarta Junho 15 09:32:21 BRT 2011

    Bom dia Pessoal,

          Estou tentando modelizar a variável resposta ndeath (plantas
mortas)em função da variável nhole (numeros de insetos), com o uso de um
modelo hierárquico de Bernoulli e Beta binomial, para isso usei o pacote
gamlss, para estimar os parâmetros sendo:

require(gamlss)

mort_syn<-read.table(file="m_syn.txt", header=T)

dd=NULL

dd$y=cbind(ndeath,ntree-ndeath)

dd$y

dd$nhole=nhole

mm=gamlss(formula=y~1+nhole,nu.formula=~1+nhole,sigma.formula=~1,

      data=dd,

      family=ZIBB(mu.link="logit",nu.link="logit",sigma.link="log"))

Mais o objeto mm que deveria estimar o parâmetro de Nu esta dando NA, sem
erros, sendo:

> mm

Family:  c("ZIBB", "Zero Inflated Beta Binomial")

Fitting method: RS()

Call:  gamlss(formula = y ~ 1 + nhole, sigma.formula = ~1, nu.formula = ~1 +
nhole, family = ZIBB(mu.link = "logit", nu.link = "logit",

    sigma.link = "log"), data = dd)

Mu Coefficients:

(Intercept)        nhole

   -2.10530      0.02949

Sigma Coefficients:

(Intercept)

     -3.422

Nu Coefficients:

(Intercept)        nhole

     -2.367           NA

 Degrees of Freedom for the fit: 4 Residual Deg. of Freedom   104

Global Deviance:     420.808

            AIC:     428.808

            SBC:     439.537

  Alguém que utiliza ou já utilizou o pacote gamlss, saberia me dizer o que
esta acontecendo, os dados que utilizei estão anexo,

Obrigado,

Alexandre dos Santos

Ingenieur forestier, Msc.

INRA- Biostatistique et Processus Spatiaux (BioSP)

Domaine Saint-Paul
Site Agroparc
84914 -  Avignon - France
Tél. : +33 (0)6 87 95 16 29