[R-br] geoestatística - ajuste de modelo

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Segunda Junho 13 08:57:43 BRT 2011

É importante voce fazer algums analises explortorios para verificar o
compotamento dos dados anted de variograms ou likfit.

em qualquer caso abaixo a assimetria é nitida e gtransformação é
recomendada

  plot(jura_dados.Cu, low=T)
  plot(jura_dados.Cu, trend=~Landuse, low=T)
  plot(jura_dados.Cu, trend=~Rock, low=T)
  plot(jura_dados.Cu, trend=~Rock+Landuse, low=T)

  require(MASS)
  boxcox(jura_dados.Cu, trend=~Rock+Landuse)

  plot(jura_dados.Cu, trend=~Rock+Landuse, low=T, lambda=0)

  Siga as analises considerando esta (ou alguma outra TRANSFORMACAO)

  likfit() retorna logLik, AIC, BIC para os odelos ajustados e portanto
é só estratir e comparar, em especial apra avaliar os efeitos das
potencias covariaveis (landuse e rock) por algum teste

Lembre que na pagina da geoR tem uma sessao de tutotias e varios scripts
com exemplo, alem do vignette do pacote