[R-br] RES: Semelhança de textos

Lucas Venezian Povoa lucas em ourinhos.unesp.br
Terça Junho 7 15:30:00 BRT 2011

Leandro,

Não sei se será útil para você. Mas saber quais frases contém
determinado conteúdo pode ser feito da seguinte maneira:

frases <- c( "Eu tenho um gato", "Meucachorro é legal", "Meu cachorro é
legal", "Meucachorroélegal" );
frases[which( regexpr( "(.)*cachorro(.)*", frases ) == 1)];

Com esses comandos serão exibidas somente as frases que possuem a cadeia
cachorro.

Sobre os erros de grafia você pode procurar sobre busca fonética. Isso é
uma técnica utilizada para melhorar a performance de consultas e para
preparar o sistema para buscar dados mesmo quando a entrada possuir
erros. Por exemplo, se eu buscar Tonny, o sistema retornará Toni, Tonni,
Tony e assim por diante. Porém, essa técnica eu não sei se possui
implementação em R (sei que existe em java e php).

Espero que te ajude.

Att.