[R-br] teste de Homogeneidade e Normalidade

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Junho 2 09:31:09 BRT 2011

Em 2/6/2011 08:53, Paulo Justiniano escreveu:

> O normal é uma das poucas disrtribuicoes e a unica entre as comumente
> usadas na qual a variância independe da média.

Correto.

  o que permite que
> os modelos sejam expressos da forma Y = X\beta + E, usual na análise de
> modelos de análise de experimentos e de regressao.

Mas o que interessa é que o termo de erro tenha distribuição Normal, não
a distribuição dos *dados*.

> Ou seja a variabilidade da resposta fica naturalmnente expressa pela
> variancia de um termo de ewrro

Correto, mas vamos frizar o conceito subjacente: a variabilidade da
*resposta* não é a mesma coisa que a varibilidade dos *dados*.

[snipped]

Para reforçar e explicar o quê quero enfatizar: se eu tiver um
experimento onde os dados são (digamos) cem medidas de uma variável
resposta (consumo de combustível), e a variável independente for dez
repetições de dez passadas em dez velocidades constantes (todas
espaçadas igualmente) os dados terão uma distribuição "uniforme" mas a
análise de regressão continua empregável.

[]s

--
Cesar Rabak
GNU/Linux User 52247.