[R-br] [OFF-TOPIC] Mudar default da extensão dos gráficos gerados pelo sweave

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Domingo Julho 31 18:39:59 BRT 2011

Ivan,

Minha resposta foi no sentido de fazer um documento em pdf com figuras em
pdf e converter as mesmas para jpg/png/tiff/wmf depois. Eu sabia que a
resposta do Benilton solucionava, só quis dar mais uma opção. Desculpe se
não fui claro sobre o uso.
Compilar com tudo em pdf, que é um formato vetorial, dá mais qualidade ao
arquivo. Nas minhas consultorias, geralmente a pessoa quer os jpg das
figuras para usar em *.doc ou *.ppt (geralmente usuários do MS office) então
eu converto em batelada usando o "$ convert *pdf *jpg". Sobre o diretório
para as figuras, eu crio um diretório "graf" e salvo as figuras

pdf("graf/fig.pdf")
dev.off()

e incluo no documento com

\includegraphics{graf/fig.pdf}

Eu não uso a opção <<fig=true>> porque eu preciso de mais controle sobre os
gráficos, inserções, etc, uso muito gráfico da lattice (que ocupam uma
página ou mais ou que preciso salvar com 2 layouts), então é por isso que
faço dessa forma. Creio que possa especificar diretório de figuras nas
opções do Sweave (veja pg 10
http://stat.epfl.ch/webdav/site/stat/shared/Regression/EPFL-Sweave-powerdot.pdf
)

\sweaveOpts{}

A solução do Benilton funciona para os formatos nativos. Para a tiff por
exemplo você teria que gerar figuras e includes separados. Poderia, não sei
se funciona, reescrever a função pdf tendo o tiff dentro dela (renomear a
tiff para pdf).

pdf <- function(bla bla){ tiff(bla bla) }

Muitas revistas pedem tiff. E o formato vetorial para documentos *doc e *ppt
é o wmf (Windows Media File). Ao trabalhar em colaboração com esses usuários
tem-se que pensar nos formatos das figuras.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani