[R-br] Comparar informações de colunas e linhas

Roney Fraga Souza roneyfraga em gmail.com
Quinta Julho 28 13:56:26 BRT 2011

Caros,

Reescrevendo o problema da mensagem anterior, procurei ser mais preciso nos exemplos. Segue as dúvidas:
Objetivo I:
Considerando XX,
XX <- data.frame("A"=c(8,11,14,11,11,8))
XX
1  8
2 11
3 14
4 11
5 11
6  8
quero criar uma nova variável em XX,  que retorne 1 quando um determinado valor em XX$A já foi repetido ou 0 se é a primeira vez que ele aparece. Nesse caso teria que ficar
XX
    A		nova_variavel1
1  8		1
2 11 	1
3 14	0
4 11	1
5 11	1
6  8		1

A pergunta é, como criar essa variável (nova_variavel1)?

Objetivo II:
Considerando YY,
YY <- data.frame("A"=c(8,11,14,11,11,8), "B"=c(14,16,33,14,16,14))
YY
    A   B
1  8  14
2 11 16
3 14  33
4 11 14
5 11 16
6  8  14
quero criar agora uma nova variável que apresente valor 1 se existem valores repetidos em YY$A e YY$B simultaneamente, exemplo, na linha 1 de YY os valores (8 e 14)  se repetem na linha 6, logo a nova variável terá valor 1 em ambas a linhas citadas, caso contrário assumirá valor 0. O resultado seria
YY
    A   B	nova_variavel2
1  8  14	1
2 11 16	1
3 14  33	0
4 11 14	0
5 11 16	1
6  8  14	1

Como criar a variável (nova_variavel2)?

Objetivo III:
Considerando YY, quero criar uma nova variável que conte quantas vezes os valores de determinadas linhas se repetem. Como os valores das linhas 2 e 5 de YY$A e YY$B são iguais, então nas linhas 2 e 5 da nova variável aparecera o número 2, caso os valores aparecessem em 4 linhas distintas o valor da nova variável seria 4 nas linhas citadas. O resultado do exemplo YY seria
YY
    A  B	nova_variavel3
1  8  14	2
2 11 16	2
3 14 33	1
4 11 14	1
5 11 16	2
6  8  14	2

Por fim, a última questão é, como criar a variável (nova_variavel3)?

Atenciosamente
Roney