[R-br] [Dúvida] Ambiente para programação em R

Gustavo Carvalho gustavo.bio em gmail.com
Sábado Julho 16 23:45:04 BRT 2011

Se você se refere ao editor, tem vários bons:

1. Vim + vim-r plugin
2. Emacs + ESS
3. Gedit
4. Geany
5. Eclipse + StatET
6. RStudio
7. Kate, etc.

Acho que todos esses tem pelo menos syntax highlighting. O ideal é
instalar um por um e ver em qual você se sente mais confortável. Eu
uso o vim. Usei o emacs por um tempo, mas acho as combinações de
teclas padrão muito estranhas, complicadas. Leva um certo tempo para
se sentir bem tanto no vim quanto no emacs. O gedit e o geany são mais
fáceis de usar. O eclipse eu acho pesado pra caramba e chato de
configurar e eu simplesmente não gosto do RStudio. Eu geralmente
programo com uma janela para o vim e duas rodando o R: uma para as
páginas de ajuda e outra para o código.

Para gerenciar as rotinas, em teoria a melhor maneira seria criar
pacotes e fazer controle de versão usando uma ferramenta como svn ou
git. Eu uso o git.

Abraços,

Gustavo.