[R-br] R em ambiente servidor

Gustavo Carvalho gustavo.bio em gmail.com
Quinta Julho 14 17:59:59 BRT 2011

Eu rodo o R em uma máquina remota com linux instalado. Se você já usa
o linux em casa ou no trabalho nada muda praticamente. Uma das formas
de se comunicar com o servidor remoto é via ssh. Depois que você se
conecta ao servidor via ssh, vai aparecer um terminal e você roda o R
como na imagem abaixo (janela da esquerda).

http://i.imgur.com/MxJiB.png

A única diferença para o R-gui por exemplo é a falta dos botões lá em
cima, mas eles são desnecessários. Nessa janela, você pode interagir
com o R normalmente, rodando suas rotinas ali se for o caso. Uma
alternativa é usar o Rscript:

http://i.imgur.com/zLpAO.png

Esse comando roda os comandos dentro de um arquivo qualquer sem abrir
o R. Dá para salvar a área de trabalho, criar gráficos, etc. Dá até
para fazer o R ou algum outro programa enviar os resultados por email
ou avisar quando algo der errado.

Um dos problemas é que se você estiver conectado via ssh e a conexão
com a internet cair, você fechar a janela sem querer ou algo do tipo,
o processo no servidor remoto é encerrado. Uma das formas de evitar
isso é rodar esses processos dentro do GNU screen. Basicamente, ele
deixa tudo rodando mesmo que você desligue seu computador, perca a
conexão ou coisa do tipo. Basta conectar-se novamente ao servidor e se
abrir novamente a sessão do screen. Seria algo do tipo:

ssh bleh em servidor
screen
Rscript ou R
## fecha a janela
ssh bleh em servidor
screen -r
## vê em que pé andam as coisas. A rotina não para de rodar.

Abraços,

Gustavo.