[R-br] Dúvida para montar um agrupamento

Clayton Santos Delfino csd em arandanet.com.br
Sexta Julho 8 18:14:42 BRT 2011

Olá pessoal, boa noite.

Fico feliz por ter encontrado uma lista de R em português pois estou começando a aprender e tenho várias dúvidas e
espero contar com a preciosa ajuda de todos.

Eu já consegui realizar algumas análises com R mas agora empaquei com o seguinte:

tenho um data.frame com a seguinte estrutura:

identificador	municipio	regiao	principal

1		Sao Paulo	1	Sim
1		Sorocaba	1	Não
1		Curitiba		2	Não
1		Sao Paulo	1	Sim
1		Porto Alegre	3	Não
1		Cuiaba		4	Não
2		Sao Paulo	1	Não
2		Sorocaba	1	Não
2		Curitiba		2	Sim
2		Curitiba		2	Sim
3		Porto Alegre	3	Sim
3		Porto Alegre	3	Sim
3		Porto Alegre	3	Sim
3		Sorocaba	1	Não

Eu o que eu estou tentando fazer e ainda não encontrei um meio seria gerar uma tabela com uma linha para cada identificador onde somente o municipio
com maior frequencia, considerando-se "principal = Sim" fosse retornado, exemplo:

identificador	Municipio	Principal (frequencia)

1		São Paulo	2
2		Curitiba		2
3		Porto Alegre 	3

Se alguem puder me ajudar agredeço desde já.

Um abraço  a todos.

Clayton