[R-br] FEDORA ou UBUNTU?

Leonard Assis assis.leonard em gmail.com
Terça Julho 5 16:56:13 BRT 2011

Confesso que não esperava respostas tão variadas.

Resumindo o que foi dito, R não vai depender muito da distribuição, sim das
otimizações que eu farei na hora de compilar.

O intuito inicial da pergunta era também descobrir qual a mais tranquila de
manter, eu já usei R em linux a alguns anos (na época era o Debian, depois a
empresa trocou tudo pra Ubuntu (quase mesma coisa), depois eu passei os
últimos 5 anos usando R no MAC. Deu um pequeno problema em meu mac (queimou
a placa) e tive que comprar outro notebook. como só pretendo comprar outro
MAC no fim do ano, decidi usar linux pq R no Windows não tem suporte (até
onde eu saiba) a multiprocessamento, etc (pelo menos não tinha)

Gustavo, me interessei muito nesse esquema do ATLAS que vc mencionou,
agradeceria muito se pudesse explicar melhor.

Ahhh, meu medo de compilar o R direto do fonte é o de ter uma dor de cabeça
enorme verificando dependências quebradas. Sei que se usar o Ubuntu e
instalar usando apt get, a dor de cabeça é melhor. Não sei se o yum faz o
mesmo no fedora, pois nunca brinquei muito tempo com o fedora neste nível de
detalhe.

Por enquanto valeu pela ajuda, acho que tenho muito o que pensar e ponderar
antes de socar uma partição linux no meu note novo.

Leonard
assis.leonard <at> gmail <dot> com