[R-br] Transformação Box-Cox

Alexandre Santos alexandresantosbr em yahoo.com.br
Quarta Dezembro 21 16:59:26 BRST 2011

Walmes,

     Tinha pensado na Gamma inflacionada de zeros, porém não estou trabalhando com os dados temporais de maneira acumulada, mais estou trabalhando com os dados observados em cada avaliação no tempo o que acho que descaracterizaria o uso da Gamma. Em relaçao a natureza dos dados, temos que quando há um ataque intenso de lagartas em uma floresta, literalmente chove fezes, então algumas metodologias antigas estabeleceram verificar a eficiência de alguma medida de controle baseado no peso das fezes, ou seja quanto mais efetivo o método, menor a quantidade de fezes ao longo do tempo. Porém, esta metodologia foi estabelecida em uma época na ciência entomológica em que fazer teste de normalidade e homocedasticidade era um luxo, por isso estou sofrendo tanto com esses dados,

Obrigado pelas valiosas sugestões,

Alexandre dos Santos
Engenheiro Florestal, MSc.
Universidade Federal de Lavras
Departamento de Entomologia
Laboratório de Entomologia Florestal
Caixa Postal 3037
37200-000 - Lavras/MG
Fone: +55 (35) 3829-5122

________________________________
 De: Walmes Zeviani <walmeszeviani em gmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Enviadas: Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011 16:43
Assunto: Re: [R-br] Transformação Box-Cox

Você pode usar uma Normal inflacionada de zeros, usando o mesmo raciocínio da Poisson inflacionada. Porém, como essa contínua é positiva, você pode usar distribuição de suporte nos reais positivos, como a gama, lognormal, weibull, e inflacionar de zeros. Uma vez que a função de verossimilhança pode ser escrita, a tarefa de estimação pode ser feita com a optim(). Mas fezes=0 é porque não houve insetos na unidade experimental? Esse modelo iria dar duas coisas: qual a probabilidade de ter fezes? e se tem, qual a distribuição? Gama inflacionada de zeros já existe na literatura.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani