[R-br] (sem assunto)

Daniel C Bezerra danielcbezerra em gmail.com
Terça Dezembro 20 11:14:47 BRST 2011

Olá Edson,

Por favor não me leve a mal, ma evite mandar uma pergunta sem título, ou
títulos como "Duvida", "Problema" etc, pois isto torna mais difícil
revermos os posts quando necessário.

Agora respondendo a sua pergunta. Como vc notou grande parte das operações
vetoriais no R não são permitidas na presença de NAs. Quando rodamos um
modelo por default o R omite as linhas que contém NAs.

Se vc for selecionar os dados de um único vetor sem NAs basta usar:

vetor[!is.na(vetor)]

Agora se vc for retirar os NAs de um banco vc pode usar:
bancosemNA<-na.exclude(banco)

Mas MUITO CUIDADO com o comando acima. Quando vc fizer isso TODAS as linhas
que conterem um NA serão excluídas. Assim, se vc tiver no seu banco uma
variável que não será usada na sua análise atual contendo muitos NAs isto
pode gerar grande perda de informação. Portanto se vc vai estudar apenas
duas variáveis como no seu exemplo faça um subset do banco e retire os NAs
apenas delas.

Usando o seu exemplo teríamos:

dados.dias<-inap[!is.na(inap$dt_ret1)&!is.na
(inap$dt_doa1),c("dt_ret1","dt_doa1")]

ou
dados.dias<-na.exclude(inap[,c("dt_ret1",dt_doa1")]

E a partir daí é só seguir o seu seu script, já sem os NAs.

Abs,