[R-br] Armazenamento de dados na internet

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Domingo Dezembro 18 15:12:13 BRST 2011

Complementando a dica do Fernando, conheço 3 desses sites que fornecem
espaço na "núvem": DropBox, UbuntuOne, WindowsLiveSkyDrive. O DropBox é o
menor em espaço mas o mais simples de usar. Os dois primeiros sei que é
crossplataforma e  permitem deixar um diretório público. Você terá que ler
o termos do serviço. O DropBox por exemplo vê tudo o que você sobe, logo
evitar para algo ultra confidencial (e.g. dados de empresas). Nesses casos
deve-se investir em um servidor local. No entanto, para colaborar com
outras pessoas, esses serviços são excelentes. Eu uso o DropBox pra
sincronizar o PC pessoal com o do trabalho. Outra alternativa, mais voltada
para desenvolvimento de código é o GitHub, que tem controle de versão e uma
série de outras vantagens. Dê uma pesquisada nos citados e veja o que
melhor se adequa as suas necessidades.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani