[R-br] MQM

Elias T. Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Terça Dezembro 13 14:00:29 BRST 2011

Se em

  A b = x
A tem dimensão 3x3, então vc quer encontrar 6 valore. Para isso, vc tem 3 valores em b e 3 valores em x. Isso é possível? No usual, quando vc quer saber os 3 valores de b e conhece A e x, vc tem bem mais valores conhecidos que desconhecidos.

### Exemplo

### considerando o contexto de LM
n <- 5
X <- cbind(1, runif(5))
b <- c(10, 5)
y <- rnorm(n, X%*%b, 0.5)

### estima b
(XX <- crossprod(X))
(Xy <- crossprod(X, y))
(bhat <- solve(XX, Xy))

### com bhat e Xy podemos obter XX?
### considere que
###   XX %*% bhat = Xy
### para compatibilidade de operações seja
###   XX %*% (bhat %*% bhat') = Xy %*% bhat'

require(Matrix)
bb <- forceSymmetric(tcrossprod(bhat))
solve(bb, tcrossprod(Xy, bhat)) ## nao é igual a XX

pode ser que este 'sistema' possua mais de uma solução...

Att.

Elias T. Krainski