[R-br] R help

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Quarta Dezembro 7 23:33:42 BRST 2011

Tente:
Se você não tiver o pacote abaixo instale. Menu>Pacotes>Instalar pacote
require(Hmisc) #carrega o pacote
??rcor #mostra a sintaxe do comando

x <- c(-2, -1, 0, 1, 2)
 y <- c(4,   1, 0, 1, 4)
 z <- c(1,   2, 3, 4, NA)
 v <- c(1,   2, 3, 4, 5)

 rcorr(cbind(x,y,z,v)) # a saida abaixo

Coeficiente de correlação das variáveis
  x     y     z v
x 1  0.00  1.00 1
y 0  1.00 -0.75 0
z 1 -0.75  1.00 1
v 1  0.00  1.00 1

n # número de elementos na relação
  x y z v
x 5 5 4 5
y 5 5 4 5
z 4 4 5 4
v 5 5 4 5

P # matriz de p-values
  x      y      z      v
x        1.0000 0.0000 0.0000
y 1.0000        0.2546 1.0000
z 0.0000 0.2546        0.0000
v 0.0000 1.0000 0.0000

Edson Lira
Estatístico
Manaus-Amazonas

________________________________
 De: Edmar Alino <edmaralino em gmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br; Elias T. Krainski <eliaskrainski em yahoo.com.br>
Enviadas: Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011 18:57
Assunto: Re: [R-br] R help

Edson, Elias e demais,

desde ja agradeco as prontas respostas...

estou buscando correlacao entre colunas, e/ou blocos de colunas, com a coluna 21 (saida) do modelo black-box. Foi me sugerido verificar o Pearson correlation coefficient, e tambem Spearman's rank coefficient e total correlation. Nunca fiz isso e nao sou estatistico. Entendam que minha dificuldade transcende o software R, e ja aproveito para me desculpar minha ignorancia. Medias, desvio-padrao ja foram analisados.

Grato pela atencao,
Edmar

2011/12/7 Elias T. Krainski <eliaskrainski em yahoo.com.br>

Nessa linha do que Edson comentou, suponhemos que seus dados estão num data.frame 'dad', sugiro, inicialmente,

> par(mfrow=c(5,4), mar=c(2,2,1,.1), mgp=c(1,.5,0))
> sapply(dad[,1:20], plot, dad[,21])
>
> É um gráfico rudimentar de dispersão de cada variável (1 a 20) com a variável 21. Tenho certeza que outros podem sugerir visualizações melhores.
>
>Att.
>Elias T. Krainski

Edmar Alino
(12) 8111-4699