[R-br] Erro em função

Carlos Mendonça csaeslpv em centroin.com.br
Quarta Agosto 31 09:30:48 BRT 2011

Caros, estou utilizando a função abaixo que calcula os quartis ponderados
que funcionou muito bem até agora.

tmp = subset(arq1, select=c(codigo, qtd, val))
equantileByCounts <- function(x, counts, qs){
    tot <- sum(counts)
    i <- order(x)
    x <- x[i]
    counts <- counts[i]
    partial <- cumsum(counts)
    qsObs <- qs*tot
    start <- floor(qsObs)
    end <- ceiling(qsObs)
    i <- length(qs)
    aux1 <- sapply(1:i,
                  function(.x, start, end, x){
                      coord <- c(start[.x], end[.x])
                      bins <- c(1, partial)
                      grps <- cut(coord, bins, labels=FALSE,
include.lowest=T)
                      mean(x[grps])
                  }, start=start, end=end, x=x)
    names(aux1) <- names(qs)
    return(aux1)
}
aux1 <- do.call(rbind,
               lapply(split(tmp, tmp$codigo),
                      function(y)
                      equantileByCounts(y$qtd, y$val, c(.25, .75))))

O meu processamento é por trimestres e em apenas um deles deu a
seguinte mensagem de erro:

 "Erro em cut.default(coord, bins, labels = FALSE, include.lowest = T) :
  'breaks' não são únicos"
Alguém saberia me dizer o que posso fazer?

                Um abraço,

                Carlos Mendonça.