[R-br] RES: [Dúvida] Invocar funções C++ no R

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Sexta Agosto 26 18:55:32 BRT 2011

Uma coisa que me parece ser comum é: A pessoa só irá recorrer a C ou C++ ou
o Fortran caso queira melhorar o desempenho computacional visando diminuir o
tempo de execução do script R. Isso se dá geralmente quando temos vários FOR
aninhados por exemplo. Percebi que o R "sofre" bastante quando temos vários
FOR um dentro do outro. Logo posso recorrer ao C para minimizar o tempo o
que faz mais sentido talvez usar .C(). O comando .Call() chama algumas
funções do R para o programa em C o que talvez possa te dar um custo mais no
quesito tempo de execução? Achei mais complicado usar .Call() pois tem
várias funções para proteger uma variável PROTECTE bem como vários outros
detalhes. Usando .C só temos que prestar atenção nos ponteiros para que não
haja maiores problemas.

Benilton valeu pelas dicas e paciência.

Saudações,
Pedro Rafael Diniz Marinho.