[R-br] Leitura de vários arquivos

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Sexta Agosto 26 13:25:39 BRT 2011

Leanddro

alem das postadas aqui e funcoes do R que acessam o systema operacional
(dir(), inlink() etc)
vale lembrar a solucao genérica disponiviel via
system()

Este comando permite voce executar comandos do SO de dentro do R
Vou seguir exemplos compativies com linux aqui mas o comando funciona em
outros OS's com as devidas adaptacoes

Por exemplo:

arquivos <- system("ls *.txt", intern=T) ## tem outros forms direto no

no R

gera um vetoir de nomes de arquivos com e sem extensao

voce agora pode dar um lapply com assign para criar objetos

lapply(arquivos, function(x) assign(x,  value = read.table(x))

adaptacoes podem remover o .txt
por exemplo

arquivos <- system("`basename ls *.txt .txt'", intern=T) ## tem outros
forms direto no

lapply(arquivos, function(x) assign(x,  value =
read.table(paste(x, ".txt", sep=""))