[R-br] [OFF- Dúvida] Linguagem de programação para trabalhar com estatística.

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Sexta Agosto 26 09:17:26 BRT 2011

Na verdade eu queria uma linguagem de proposito geral que eu pudesse somar
com o R. Estou com bastante dúvida de me dedicar fortemente a C ou C++ ou o
velho Fortran. Dei uma boa olhada na linguagem Ox sugerida nesse tópico e
fiz vários exemplos do tutorial. Muito semelhante ao C a sintaxe só que
trata-se de uma linguagem orientada à objeto com várias funções para
estatística, matemática e economia. É uma linguagem muito usada na UFPE pelo
departamento de estatística principalmente pelo professor Francisco Cribari
que trabalha muito com modelos regressivos e auto-regressivos. Interessante
também que é uma linguagem compilada e livre para uso acadêmico. Seria ótimo
se ela se comunicasse de alguma forma com o R.

Saudações,
Pedro Rafael Diniz Marinho.