[R-br] [Dúvida] Invocar funções C++ no R

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Quinta Agosto 25 17:05:22 BRT 2011

  Autor: Adriano Cruz
  Data: 12/10/97

/* Definicao da funcao */
int soma(int a, int b)
{
    return a+b;
}

/* FIM */

Depois disso, compile-o usando:

R CMD SHLIB arquivo.c

(preste atencao qual arquivo sera' gerado, pq nao to muito certo de
que em Windows sera' um .so, imagino que seja um DLL).

Carregue o R e use:

dyn.load("arquivo.dll")
x = .C("fPrincipal", double(1))

Abaixo e' o q eu tenho:

> dyn.load("teste.so")
> x = .C("fPrincipal", as.double(1))
[[1]]
[1] 14

O segundo argumento em .C() que vc ve, e' reservando, no R, memoria
para 1 numero real, que o programa em C usa para gravar a resposta.