[R-br] Coeficiente de correlação em glm é correto?

Alexandre Santos alexandresantosbr em yahoo.com.br
Segunda Agosto 22 09:59:37 BRT 2011

Ok Benilton,

      Atendi a sua explicação e já corrigi. Agora estou utilizando os valores não diretamente em proporção, mais em duas coluna com número de insetos mortos e na outra o numero de insetos vivos. Mais agora existe uma outra questão que me inquieta e vou pedir sua ajuda. Existem alguns ajustes que faço e tenho problema de superdispersão, mais quando faço, apenas de maneira exploratória, alguma transformação dos dados como log(x+1), principamente quando utilizo a família Poisson eu tenho que a relação deviance residual/ df residual fica <1 e o Q-Q plot melhora também. Onde coloco a questão, o emprego de distribuições de erros mais adequadas aos dados não é justamente para fugir de transformações que tentavam fazer com que os dados mimetizassem normalidade e na verdade o que acontece com os dados quando faço esse tipo de transformação? Exemplificando:

test<-rpois(100,30)
m1<-glm(test~1,family="quasipoisson")
summary(m1)
plot(m1)
m2<-glm((log(test+1))~1,family="quasipoisson")
summary(m2)
plot(m2)

Obrigado,

Alexandre dos Santos