[R-br] Função tapply considera comprimentos deiferentes com NA

Alexandre Santos alexandresantosbr em yahoo.com.br
Sábado Agosto 20 12:18:36 BRT 2011

Bom Dia Pessoal,
     Estava tentando tirar à média de 3 fatores para densidade de insetos, sendo 4, 16 e 64 insetos e cada fator com 10 repetições, porém em 4 insetos tenho 3 NA' s
e quando tento usar tapply() a função dá erro obviamente, pois são comprimentos diferentes, sendo:

> medias<-tapply(na.omit(n.provas),densidade,mean) Erro em tapply(na.omit(n.provas), densidade, mean) :  argumentos devem ter o mesmo comprimento > medias 16prey  4prey 64prey  4.0     NA   12.4

Alguém saberia sugerir outra função, sendo que já tentei aggregate() também sem sucesso,
Obrigado,

Alexandre