[R-br] Ajuda com modelo não linear

Eduardo Lucas Terra Peixoto eduzootec em hotmail.com
Terça Agosto 16 22:54:38 BRT 2011

Boa noite a todosEstou fazendo doutorado na UEL no curso de Ciência animal. Ainda sou novato no uso do R e também não tenho base estatística aprofundada em modelos não lineares.E preciso de um help, estou adaptando uma fórmula de modelo não linear  do proc do SAS para o R, mas li o help, busquei dicas no site http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase30.html#x32-20100030 e fui seguindo o modelo explicado por esse autor, mas tem algumas coisas que não entendi e não estou conseguindo rodar o modelo.Primeiramente explicarei resumidamente o que se trata o modelo. Esse modelo é para poder determinar cinco outras variáveis, através da produção de gás pela fermentação de bacteriais do líquido ruminal in vitro, simulando assim o rumen do animal. As variáveis que tenho em mãos são o volume de gás produzido e o tempo da leitura, a partir deles preciso determinar:VcnF = volume de gás produzido pelo carboidratos não fibrosos (mL de gás)kdcnf = taxa de degradação dos carboidratos não fibrosos (%/hora)VcF = volume de gás produzido pelo carboidratos fibrosos (mL de gás)kdcf = taxa de degradação dos carboidratos fibrosos (%/hora)L= tempo de latência (h), este é o tempo que as bactérias gastam para começar a degradar o substrato.Mas ao rodar o modelo abaixo aparece o seguinte erro:	fit30=nls(Y~ (VcnF/(1+exp(2-4*kdcnf*I(L-Tempo)))+ VcF/I(1+exp(2-4*kdcf*(L-Tempo)))),	+           data=cra30, 	+           start=list(VcnF = 10,kdcnf = 0.01,L =0.1,VcF = 50,kdcf =0.01, Tempo=1),	+           alpha= (0.05))Error in qr.qty(QR, resid) : NA/NaN/Inf in foreign function call (arg 5)In addition: Warning message:In Ops.factor(lhs, rhs) : - not meaningful for factors
Aproveitando o ensejo gostaria de perguntar como faço para limitar os parâmetros pois no proc do SAS está assim:VcnF = 10 to 200 by 50

            kdcnf
= 0.01 to 0.8
by 0.05

            L = 0.1 to 5 by 0.2

            VcF =
by 30

            kdcf
= 0.01 to 0.8
by 0.05;

            bounds L >=0;
Caso alguém tenha materiais relativos a modelos não linear para que possa aprofundar melhor, também contribuirá bastante. Agradeço a todos, e espero que alguém possa me ajudar!

            Eduardo Lucas Terra PeixotoDiscente de doutorado - Ciência AnimalUniversidade Estadual de Londrina
Cel. (43) 9653-5574